Selecione o nível de ensino:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Selecione o nível de Ensino:

É a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional.

Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

A nossa proposta pedagógica está alinhada à BNCC e tem como objetivo garantir as condições necessárias para que as crianças aprendam em situações nas quais possam ser protagonistas do próprio aprendizado.

A Educação infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento integral das crianças, pois favorece o convívio social, além do núcleo familiar e é um momento para que as crianças aprendam a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais para a formação humana e das capacidades cognitivas, motoras e afetivas. Além disso, contribui significativamente para a construção de conhecimentos e desenvolvimentos de potencialidades, por meio de rotina de atividades planejadas, lúdicas e intencionais e na integração com outras crianças, a escola fornece condições para um excelente desenvolvimento, proporcionando vivências significativas e aprendizagens assertivas e prazerosas.

A nossa proposta consiste em um olhar diferenciado para cada criança, considerando suas características, percebendo as suas especificidades e respeitando as suas singularidades.

Os conteúdos são divididos em 5 campos de experiências:

1. O eu, o outro e o nós:

É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista.

As crianças terão contato com as primeiras experiências sociais, construir as percepções sobre si e os outros, aprendem sobre os cuidados pessoais.

2. Corpo, gestos e movimentos

Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam- se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade.

Proporcionamos diversas atividades lúdicas, com diferentes linguagens, como a dança, teatro e brincadeiras. Contribuindo para a interação social e a exploração dos espaços.

3. Traços, sons, cores e formas

Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar múltiplas formas de expressões e linguagens.

4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

Promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.

5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

Situar as crianças em diversos espaços e tempos, fenômenos naturais, transformações na natureza e o mundo sociocultural.

Nosso diferencial:

• Inglês: Por meio da ludicidade desenvolvemos as 4 habilidades de comunicação (Listening, Speaking, Reading e Writing.)
  • Educação Socioemocional: Por meio de histórias, dinâmicas, brincadeiras, dramatizações, situações problemas, roda de conversa e práticas de respiração diafragmática serão trabalhados os seguintes temas: a importância das Emoções para nossa sobrevivência, autoconhecimento, gestão saudável das emoções, empatia, comunicação assertiva, resolução de conflitos, trabalho em grupo e etc.
  • Valores Cristãos: Durante a semana são realizadas dinâmicas de grupo, leituras e reflexões sobre valores humanos importantes para promover uma cultura de paz. A cada mês é trabalhado um valor humano como por exemplo a paz, o respeito, a generosidade, a justiça, a equidade e a empatia.
  • Dança: Atividades que desenvolvam o corpo e movimento, formas de expressão presentes na música ou dança.

Incluso no horário regular.

Horário das aulas:

Período da manhã- 07h00 às 11h30